top of page

Da árvore à loja

Conheça as etapas da produção do chocolate.

 

Colheita

Feita de forma manual até hoje, com cuidado para não danificar o tronco. O cacaueiro é cultivado à sombra de árvores maiores, como Jequitibá e Pau-Brasil. Esse método é conhecido como Cabruca.

Quebra

Também realizada manualmente, a quebra do cacau conta apenas com o auxílio de uma faca, fruto por fruto.

Fermentação

Etapa responsável pelo início da definição do aroma e sabor do chocolate. A fermentação do cacau acontece pela ação de leveduras do gênero Saccharomyces, em um processo que dura de cinco a sete dias e é realizado em cochos de madeira.

Secagem

Após a fermentação, as sementes adquirem a famosa cor marrom e são postas para secar por seis a oito dias, nas chamadas barcaças. A eliminação da umidade também influenciará nas características do futuro chocolate, em relação a aroma e paladar.

Armazenamento

As amêndoas secas são estocadas em sacas de 60 kg, com umidade máxima de 8,5%.

Torrefação

As sementes são torradas, descascadas e quebradas em pequenos pedaços. Durante este processo, você pode ir do sucesso ao fracasso em questão de segundos (a mais ou a menos), ou graus (mais quente ou menos quente). A torra nada mais é do que um controle, uma harmonia entre tempo e temperatura, que deve ser feita com muito cuidado. Após esse processo, as amêndoas são chamadas de nibs de cacau.

Líquor

Quando o nibs é moído, chegamos à matéria-prima do chocolate: o líquor, conhecido também como massa ou pasta de cacau. Dele, aplicando-se pressão e alta temperatura, extraímos outros ingredientes utilizados na indústria de alimentos a manteiga e o pó de cacau.

Conchagem

Com o auxílio de diferentes temperaturas e movimentos, deixa a massa homogênea e elimina a umidade e sabores indesejados. A conchagem ainda dá a textura característica e os sabores e aromas caramelizados do chocolate.

Refinamento

Logo após a conchagem, o chocolate passa por um processo de refino, para que suas partículas não sejam percebidas pelo nosso paladar.

Temperagem

Já refinado, o chocolate passa pelo tanque de armazenamento em uma temperatura de 45ºC a 50ºC. Em seguida, vai para a temperadeira, que cristaliza a manteiga de cacau.

 

E PRONTO!

O chocolate sai da temperadeira a 30°C, perfeito para ser trabalhado.

 Grupo GEGB   -  2016

11 vidas - Lucas Lucco
00:0000:00

ChocoMusic

Sobre direitos autorais:

 

A Choco+ é uma empresa fictícia, por isso, todo conteúdo exposto como imagens, textos, vídeos, músicas, entre outras obras autorais de qualquer natureza é copiada e adaptada. Se você se sentir ofendido ou plagiado, por favor, contate-nos imediatamente pelo e-mail chocomais@outlook.com . É importante ressaltar que a Choco+ não obtém qualquer tipo de lucro com isso. Esse site foi criado unicamente para aprendizagem.

 

Grupo GEGB.

bottom of page